01/10/2024
Durante o mês de outubro, os 209 motoristas da VISAC Viação Santa Clara, em Foz do Iguaçu, vão usar um laço rosa no peito para chamar a atenção de homens e mulheres sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Os ônibus também ganharam um adesivo da campanha Outubro Rosa estampado no para-brisa.
Durante o mês de outubro, os 209 motoristas da VISAC – Viação Santa Clara, em Foz do Iguaçu, vão usar um laço rosa no peito para chamar a atenção de homens e mulheres sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
“Eu me sinto importante em poder colaborar com este alerta. Todos nós temos mães, esposas, irmãs e filhas. Precisamos ficar atentos”, disse o motorista Ivanir Antonio dos Santos.
Os ônibus também ganharam um adesivo da campanha “Outubro Rosa” estampado no para-brisa.
Terceira vez
Este é o terceiro ano que a VISAC abraça a causa. A iniciativa visa contribuir para a redução da incidência e da mortalidade do câncer que mais mata mulheres no Brasil e que vem aumentando ano a ano, embora a taxa de cura ultrapasse 90%.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo diagnosticado em 2024 e 2025, depois do câncer de pele não melanoma. Somente esse ano devem ser registrados 74 mil novos casos, em 2021 foram 66 mil e 59 mil em 2019.
Hoje, a estimativa de risco é de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, mas também já foi menor. Em 2021 a incidência era: 61,61 para cada 100 mil brasileiras. Apenas cerca de 1% dos casos ocorre em homens.
Cuidado
A indicação é para a mulher ficar atenta às mudanças do corpo, sobretudo, possíveis caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Para as mulheres com mais de 40 anos o recomendado é realizar anualmente os exames de mamografia e ultrassonografia.