Garagem da VISAC é ponto de coleta do projeto “Do óleo ao sabão”

07/10/2025

Garagem da VISAC é ponto de coleta do projeto “Do óleo ao sabão”

A garagem da Viação Santa Clara (VISAC), operadora do transporte público em Foz do Iguaçu, localizada na Avenida Tancredo Neves, 3375, agora é mais um ponto de coleta do projeto “Do Óleo ao Sabão”.

A garagem da Viação Santa Clara (VISAC), operadora do transporte público em Foz do Iguaçu, localizada na Avenida Tancredo Neves, 3375, no bairro Porto Belo, agora é mais um ponto de coleta do projeto “Do Óleo ao Sabão”.

A ação começou internamente, incentivando os mais de 300 colaboradores da empresa a destinarem corretamente o óleo de cozinha usado em suas casas. A partir de agora, a VISAC também abre as portas para toda a comunidade iguaçuense, oferecendo um espaço exclusivo para receber o material, que posteriormente será encaminhado para a professora Tatiani Basso, idealizadora da iniciativa.

As entregas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Um gesto que faz diferença

A professora Tatiani, do CMEI Lindóia, explica que o óleo de cozinha descartado de forma incorreta pode causar sérios danos ambientais, como a contaminação do solo, da água e dos lençóis freáticos, além de provocar entupimentos nas redes de esgoto.

Com o apoio da comunidade, ela pretende arrecadar matéria-prima suficiente para produzir 300 sabonetes, que serão entregues como lembrança de fim de ano a alunos e professores do CMEI e, ao mesmo tempo, evitar que esse material seja descartado na natureza.

O projeto

Lançado em abril, o projeto “Do Óleo ao Sabão” já passou por diferentes fases. Em sua primeira etapa, promoveu oficinas de produção de sabão líquido, sabão em barra e sabonete artesanal com a comunidade do Jardim Lindóia e alunos do CMEI. A proposta alia conscientização ambiental à possibilidade de geração de renda para famílias da região que aprenderam a técnica.

“Além de cuidar do meio ambiente, o projeto pode se transformar em uma fonte de renda para as mães de alunos que participaram das oficinas”, destaca Tatiani.

Mais informações: @visac_foz e Whatsapp (45) 99970-0173

 

Voltar